Landing Page: como e quando? 09 agosto 2024 UX DESIGN

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Uma landing page e um site institucional servem a propósitos distintos no universo do marketing e do design de experiência do usuário (UX).
Neste artigo você vai ver:
Uma landing page e um site institucional servem a propósitos distintos no universo do marketing e do design de experiência do usuário (UX). A landing page é projetada com um foco específico, geralmente para converter visitantes em leads ou realizar vendas por meio de uma chamada à ação clara e direta, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
O que é Landing Page?
Landing Page é uma página direcionada para a captação de clientes ou venda. O termo em inglês, em português significa página de aterrissagem, isso porque a página é o local de aterrissagem do público, que pode ter tido contato com ads de campanhas de marketing digital em diferentes canais.
Por exemplo, em uma campanha de Meta Ads, um post patrocinado no instagram pode ser direcionado para uma landing page. Em uma campanha de Google Ads, um link patrocinado pode ser direcionado para uma landing page. Até um qr code em uma peça offline pode direcionar para uma landing page, no que chamamos de marketing 360 graus.
Design de Landing Pages?
Em relação ao design, seu layout é otimizado para minimizar distrações e direcionar o usuário para a ação desejada. Em contraste, um site institucional é mais abrangente, funcionando como a presença online da empresa ou organização, e oferece informações gerais sobre a marca, seus produtos, serviços e valores. Embora o design de um site institucional também deva considerar a experiência do usuário, ele é mais voltado para proporcionar uma navegação completa e engajadora, com múltiplas páginas e conteúdos variados que abordam diversas áreas de interesse. Enquanto a landing page busca conversão rápida e específica, o site institucional visa estabelecer uma presença sólida e oferecer um panorama completo sobre a instituição.
Quais são os tipos de Landing Pages?
Landing Page de Captura de Leads
Focada em coletar informações de contato dos visitantes, como e-mails ou números de telefone. Geralmente inclui formulários de inscrição e ofertas de conteúdo gratuito, como e-books, whitepapers ou newsletters, em troca das informações do usuário.
Landing Page de Venda
Projetada para promover e vender um produto ou serviço, a página apresenta informações resumidas sobre o produto, pode conter depoimentos de clientes, e, como falamos, o foco será para um botão de chamada à ação (CTA): realização da compra.
Landing Page de Inscrição
Utilizada para eventos, webinars, cursos ou mentorias. Para incentivar os visitantes a se inscreverem, costuma incluir as principais informações e um formulário de inscrição para facilitar o cadastro do usuários.
Landing Page de Oferta Especial
Destinada a promover uma oferta limitada ou promoção especial, como um desconto ou um período de teste gratuito. O design enfatiza a oportunidade e os benefícios da oferta para incentivar a ação rápida.
Landing Page de Obrigado (Thank You Page)
Aparece após o usuário completar uma ação, como um fechamento de uma compra ou inscrição. Geralmente, para agradecer o usuário e pode oferecer um próximo passo, como um convite para seguir nas redes sociais ou contratar produtos relacionados.
Landing Page de Reengajamento
Criada para reativar leads ou clientes que já interagiram com a marca anteriormente, mas não completaram uma ação desejada. Pode incluir ofertas personalizadas ou mensagens direcionadas para retomar o contato com esses visitantes.
Landing Page de Pré Lançamento de Produto
LPs de pré lançamentos de produtos podem ser utilizadas antes do lançamento oficial de um novo produto ou serviço, funcionando como teasers, ou para investigar a quantidade de interessados nos produtos ou serviços.
Quais as vantagens de fazer uma Landing Page?
- Ajuda a promover os seus produtos
- Aumenta a autoridade e a credibilidade da sua marca
- Garante mais leads
- Qualifica leads
- Aumenta o tráfego do seu site institucional
- Aumenta a presença online
- Aumenta a presença da marca
Entender o papel crucial das landing é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Cada tipo de landing page tem um propósito específico e deve ser projetada com cuidado para maximizar seus resultados.
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